Pesquisar no site

Contactos

Bubbles Evolution
Rua Cidade Bolama nº3 4 esq 1800-076

927758191

geral@ideiascriativas.pt

Como entrar nas redes sociais?

09-04-2014 01:36

Eis a pergunta que muitas marcas fazem a si próprias e às suas agências.

Em si mesma, esta pergunta é já um bom sinal. Ela significa que já foi respondida a primeira dúvida "Devemos entrar nas redes sociais?". Certamente depois de verificarem que estar nas redes sociais já não é uma opção. Afinal a marca já lá está. Sempre esteve. Os consumidores não pedem licença para falar dela, seja para elogiar ou criticar.


Como deve então a marca entrar nesse território tão movediço e incontrolável, onde o consumidor é rei e senhor, completamente livre de fazer os comentários que quiser sobre os nossos produtos ou serviços?

À pergunta "Como entrar nas redes sociais?" a resposta deve ser: "De forma estratégica". Estratégia aqui entendida como a definição clara do caminho a seguir e dos objectivos a atingir. Individualmente, cada um de nós pode estar nas redes sociais como lhe apetecer. As marcas devem, no entanto, estar presentes com objectivos de negócio bem definidos. Uma gestão responsável não pode permitir que uma marca esteja nas redes sociais só porque... "sim" ou porque "tem de ser".

Desenvolva a sua entrada na redes sociais através de um processo estratégico.

Comece por uma fase de Research. Observe concorrentes e consumidores. O que fazem? O que dizem? Que conteúdos e ações geram melhores resultados? Estas são algumas das perguntas a que deve responder.

Em seguida faça uma clara definição dos Objetivos. Esta fase é fundamental. Aqui devemos estabelecer o que pretendemos atingir. Seja notoriedade, envolvimento, geração de leads, ou mesmo vendas, a marca deve estabelecer a sua presença com base em objectivos de negócio claros.

Agora que já sabe "o que "pretende alcançar, precisa de saber "como" o fazer. Isto significa que chegou o momento de definir a sua Estratégia. Qual o caminho que devemos percorrer para chegarmos, com sucesso, aos objectivos que traçámos? Como nos vamos posicionar? A quem nos vamos dirigir? Que meios e formatos vamos utilizar? Que recursos vamos alocar? Vamos fazer internamente ou com o apoio de especialistas externos?

Definida a estratégia deve passar à fase de Implementação. É o momento de concretizar, de produzir as peças que darão forma ao seu "puzzle" e servirão para atingir os objectivos definidos. Esta fase exige um plano que permita alinhar, no tempo, os conteúdos a produzir: Que temas? Que mensagem? Quando? Através de que canais? Em que formato? Um plano editorial.

O plano editorial será o mapa operacional da sua presença nas redes sociais que deverá monitorizar e medir.
A monitorização será uma atividade diária e permanente. A medição exige um intervalo de tempo maior que permita perceber a tendências.

A medição é feita na última fase do ciclo: a fase de Controlo. Este é o momento de medir os resultados obtidos. O que correu bem? O que correu mal? O que devemos corrigir? Os indicadores usados para avaliarmos o nosso sucesso devem estar alinhados com os

objectivos estabelecidos no início. A cada objectivo corresponde um conjunto de indicadores da nossa performance.

Com base nos resultados observados, devemos tomar as seguintes decisões. Devemos fazer mais pesquisa? devemos reformular os nossos objectivos? A estratégia é a mais correta? A implementação deve ser corrigida? Os indicadores de performance são os mais corretos? A fase de controlo deve responder a estas perguntas antes de recomeçar um novo ciclo.

Agora que já respondeu à questão "Como entrar nas redes sociais", analisemos cada uma das fases mais em detalhe. Podemos começar pela fase de Research. No próximo artigo.